Descrição do Projeto
O Porto e a Região do Douro como destino turístico e a relação com o vinho do Porto | A Matriz dos 4C’s de Competitividade do Destino Turístico
O Porto e o Norte de Portugal afirmaram-se nos últimos anos como destino turístico de eleição, conforme atestam os resultados do setor e os prémios internacionais atribuídos. Em sintonia com o crescimento do turismo nacional, a região tem vivido anos esplêndidos. Entendeu-se por isso ser um grande desafio investigar a relação entre o crescimento da região como destino turístico, o Douro como região vitivinícola e o prestígio mundial do Vinho do Porto.
Após o estudo aprofundado da região e contextualização teórica, pretendeu-se analisar a sua competitividade e sustentabilidade. Estudaram-se os principais modelos de Competitividade dos Destinos Turísticos e a possibilidade de aplicabilidade no destino Porto. Deparámo-nos com a grande complexidade dos diversos modelos e a impossibilidade de utilização desses modelos no nosso estudo.
Confrontados com a necessidade de sistematização da informação a recolher, identificou-se uma lacuna que acabou por se constituir numa âncora complementar do trabalho realizado nesta investigação.
Criou-se, então, um instrumento de análise que permite agrupar a informação recolhida de acordo com os fatores que, do nosso ponto de vista e dos especialistas que contribuíram na sua construção, devem ser o foco da atenção das entidades envolvidas no desenvolvimento e competitividade do destino turístico: Capacidade, Competência, Comunicação, Criatividade e, ainda permite recolher as opiniões dos vários stakeholders intervenientes na construção dum destino turístico, nomeadamente, turistas, residentes e gestores.
Atribuímos ao instrumento de análise a designação de “Matriz dos 4C’s de Competitividade do Destino Turístico”. (…)